intercellar el mariachi webhosting click best free apps scooby doo casinos mycashbot review
Chocolates na Fábrica Barry Callebaut, por Mônica Pereira : SaladaCorporativa – Blog sobre gestão de carreira, coaching, empreendedorismo e lazer
A+ | A-

Chocolates na Fábrica Barry Callebaut, por Mônica Pereira

Conquiste sua vaga de Trainee

O texto “Chocolates na Fábrica Barry Callebaut” é de autoria de Mônica Pereira.

11/10/201





Hoje começam as aulas na fábrica da Barry Callebaut. O ônibus da fábrica passou no hotel às 8 da manhã. A fábrica fica numa cidade vizinha, menor ainda que Aalst, se é que é possível, chamada Lebbeke. Apesar do céu azul, fazia 4 graus….grrrrrrrrrr. Na parte da manhã tivemos aulas teóricas. Eles são muito preocupados com a higiene e parece que a vigilância sanitária aqui pega pesado. Assim como no Brasil. Achei estranho em Paris….muito relaxados na cozinha, pelo menos no Ritz. Lá, se eu quisesse ficar com o cabelo solto, tudo bem. Se eu fosse ao banheiro, ninguém cobrava esterilização das mãos ao voltar. Aqui a coisa é diferente. Não se pode encostar no chocolate, tudo tem que ser feito com espátulas, sacos de confeitar ou até luvas. Legal. A Callebaut tem um grande site de produção em Gana e é de lá e das regiões equatoriais de onde vem o melhor cacau. Infelizmente no Brasil não conseguimos esta qualidade ainda. O melhor cacau do mundo vem da Costa do Marfim, Java, Venezuela e Gana. Eles conseguem qualidade pelo controle de pestes, muito comum nos cacaueiros e que o Brasil ainda não consegue controlar tão facilmente. A Callebaut está montando uma fábrica em Minas Gerais, mas não poderá utilizar apenas cacau brasileiro. É uma pena.

Na parte da tarde as aulas foram práticas. Meu professor chama-se Philippe Vancayseele e é Thecnical Advisor da Callebaut. Veja ele nas fotos. Primeiro aprendemos a preparar o chocolate para ser trabalhado e depois começamos a fazer bombons. Cada um trabalhou com 10 quilos de chocolate. Fiquei meio apavorada ao ver a quantidade, mas depois ficou tudo bem. Tudo uma questão de prática.

O almoço foi na própria fábrica. Coisa simples, tirando o chocolate que é liberado….. A fábrica aqui é a maior da Callebaut. Tem 800 pessoas trabalhando, no meio de uma cidade “nada”. Deve ser por isso que existe a cidade, além da agricultura. Tem muita fazenda por aqui.

Voltei para o hotel cedo, mas fui dar uma voltinha às 18hs e já não tinha mais nada aberto. Voltei pro hotel pra experimentar o restaurante deles, um pequeno bistrô.

Mônica Pereira

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentários
to “Chocolates na Fábrica Barry Callebaut, por Mônica Pereira”
  1. FABIANA disse:

    Olá Mônica, você pode me dizer onde eu compro o cacau da Barry em SP obrigada

  2. ariana o.s.reis disse:

    oi gostaria de saber onde encontro o menor valor dos confeitos callebaut,obrigada!

  3. Mayara disse:

    O chocolate que tem no site da central do sabor é o quadradinho??

    • Régis disse:

      O pacote de 2,5 kg traz o chocolate em “gotas”, pronto para derretimento. Se for a São Paulo, não deixe de visitar a loja Central do Sabor (MetaPunto), pertinho da Estação Luz do metrô. Caso vá comprar grande quantidade, peça para falar com o pessoal do financeiro e chore por um desconto.

  4. Monique disse:

    Olá!!
    Por favor, sabe me dizer aonde posso comprar o chocolate callebaut no Rio de Janeiro?
    Obrigada!
    Bjs

    • Claudia Klein disse:

      Monique,
      No RJ eu não sei informar, mas voce pode comprar on line atraves do site http://www.centraldosabor.com.br ou, entao, entrar em contatto com a Janette Grassa q trabalha na Callebaut, o endereço de e-mail dela eh janette_grassa@barry-callebaut.com.
      Abcs, Claudia.

    • Livia Maia disse:

      Olá, Monique
      Eu compro Chocolate Callebaut no ATELIER DA GULA, em Copacabana, rua Barão de Ipanema, 94 loja 106. Lá, eles tem uma grande variedade do chocolate e produtos para confeitagem.
      Você vai adorar a loja!!!!!!!!!!
      Lívia

      • Izabela disse:

        No Atelier da Gula os produtos são caríssimos e o atendimento pésssimo, não sei como sobrevive com um atendimento tão ruim. Só mesmo pelos bons fornecedores.

        • Ana Laura disse:

          Também concordo com a Izabela e não consigo me conformar que só existe um lugar no Rio de Janeiro inteiro para comprar tais produtos!
          O atendimento lá é péssimo!

          • Marcia disse:

            Boa noite a todos.
            Encontrei o ovo de chocolate da Barry no Farinha Pura – Cobal – Humaitá – RJ – em março de 2012.

            Abrç
            Espero ter ajudado.

    • poderah comprar no ATELIER DA GULA EM COPACABANA, ou www atelier da gula.com.br, por favor mencione que foi a CHEF LINA que indicou, beijos… linasweetqueen.blogspot.com

  5. Plinio disse:

    No RJ, você pode achar no Atelier da Gula em Copacabana. O site é http://www.atelierdagula.com.br e o telefone é (21) 2255-1081.

  6. Claudete disse:

    Oi gostaria de saber como eu compro copinhos de chocolate, trufas ocas da callebaut . Eu comprei em campinas na discamp, é uma distribuidora mas eu moro em Chapecó sc, e essa distribuidora não vende online.

  7. Bruna disse:

    Olá, gostaria de saber onde encontro esse chocolate em Brasília, pois a central do Brasil não entrega tudo que preciso. Obrigada.

  8. Bruna disse:

    Obrigada.

  9. andreza disse:

    Olá, poderia me informar onde encontro chocolate em pó callebaut em Belo Horizonte?

    Abraço,

    Andreza

  10. Deuslane disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber se vocês tem contato próximo a Campinas/SP dos fornecedores.

    Abraços

    Deuslane

  11. Vera disse:

    Ana Laura e Isabela tbem concordo com vc. essa loja atelier da gula no rj é carissima e as donas mal educadas por demais. Eu prefiro pagar remessa de correios e comprar na central do sabor ou na bondinho. Por as duas que atendem no atelier da gula são por demais de mal educadas. Grossas.

  12. ELLEN KANASHIRO disse:

    no rio tem também na http://www.renatasdecoracoes.com.br, fica na penha, lá é o lugar mais barato que já vi ate agora, não sou cliente, mas tenho algumas conhecidas que são, ou em são paulo compro na loja santo antonio no tatuapé, lá também é mais em conta

  13. Manoella disse:

    Outro dia arrisquei a ir no tal Ateliê da Gula, no Rio de Janeiro, por falta de opção e fiquei chocada com a MÁ VONTADE! Estava chovendo mto e cheguei lá 18h34. A loja fecha às 18h30 e ninguém quis me atender. Eles estavam dentro da loja e o cara de lá de dentro de recusou a vir falar comigo, só fez que não com o dedo! Não se deu ao trabalho de ir lá falar: “desculpa, mas infelizmente…”. Não falou nada! FEZ QUE NÃO COM O DEDINHO E VIROU A CARA PRA MIM POR CAUSA DE 4 MINUTOS. Sinceramente, nunca mais volto lá e espero que eles se deem mto mal até aprenderem a tratar cliente.

  14. ellen disse:

    queria muito aprender a fazer essas esferas pequenas, são lindas demais, pena no brasil não haver curso da callebaut

  15. Próximo a Campinas, você encontra na Loja do Confeiteiro, em Jundiaí.
    Fui lá e gostei muito!

Comentar

*

TV Salada

José Ricardo Amaro, do Grupo ABC, fala sobre retenção e atração de talentos na Publicidade

José Ricardo Amaro, do Grupo ABC, fala sobre retenção e atração de talentos na Publicidade

Acesse a TV Salada no YouTube: Entrevistas, Eventos e Dicas de Lazer como você nunca viu!