A+ | A-

O que é realmente importante para você??

Conquiste sua vaga de Trainee

No mês de  Agosto participei do Congresso Academy of Management (AOM) em Montreal e  em Outubro participei do Congresso Internacional de Coaching em Fort Worth/Dallas. Uma questão me chamou a atenção em ambos:  uma campanha ou “mote”  centrado no “what do you care for”? , ou em português literal: o que é realmente importante para você??

Ao receber essa semana um email de um dos congressos para responder a essa questão fiquei e ainda estou bastante pensativa sobre o que me importo nesse exato momento. Meus afilhados? Certamente!!! Meus amigos? Sem dúvida nenhuma. Meu trabalho? Hum… super importante , mas está bem no lugar que está. Minha saúde?  Essa eu posso cuidar um pouco mais só em começar a fazer alguma atividades f’ísica (sem esperar pela resolução de ano novo… essa desculpa não cola mesmo). O que mais me importa? Família? É óbvio. Amor? Também. Financeiro, espiritual., etc, etc.

Mas não sei se é porque estou às vésperas do meu aniversário e o “trânsito lunar está intenso” (risos) mas gostaria de  me importar com outras questões talvez até mais complicadas de se entender como o conflito armado na cidade do Rio de Janeiro ou a provocação que a Coréia do Norte fez para a Coréia doSul essa semana. E confesso que sou uma pessoa um tanto quanto “alienada” sobre questões políticas. E consciente dessa decisão, ok?

Porém, meu lado capricorniano, com ascendente em áries e  às vésperas de fazer aniversário me lembrou de um exercício (Roda da Vida) que fiz no ano passado e me ajudou bastante a refletir sobre como estava minha satisfação com as diversas arenas da minha vida. Quem sabe repetindo agora, terei algumas supresas? Ou poderei perceber que melhorei ao equilibrar alguns aspectos da minha vida que estavam sem a devida atenção?

Vamos a ele!  Quem sabe você não se anima e faz a sua Roda da Vida também?

Provavelmente vários de vocês já ouviram falar da Roda da Vida, que é uma ferramenta que favorece o autoconhecimento e ajuda a esclarecer quais as área de nossa vida damos mais atenção e estamos mais satisfeitos. Daí partimos para definir como gostaríamos que cada área estivesse em  três ou seis meses por exemplo em termos de satisfação.  Com essa “fotografia”  faz-se um Plano e Ação para melhorar as áreas escolhidas.

A roda é constituída por 10 áreas:  Relacionamento Social, Área familiar, Área Física, Emocional, Relacionamento Íntimo, Área espiritual,Profissional, Lazer ,Financeira e Intelectual.

O Exercício é bem simples:  pense como está sua satisfação com cada área de sua vida e atribua um valor de 0 a 10. Marque na roda da vida de uma determinada cor essa primeira avaliação. Ligue as notas que você deu para cada área com uma linha, formando um desenho.

Agora, pense em como você gostaria que cada área estivesse nos póximos seis meses . Repita o processo de marcar cada área com uma outra cor e ligue os pontos formando outro desenho.

Ao final desse exercício você terá um mapa que visualmente poderá lhe ajudar a refletir sobre o que você se importa hoje e com o que quer se importar mais daqui a uns meses: quais as áreas mostram um maior gap entre elas? o desenho de sua roda é relativamente equilibrado?  As áreas que estão com maior pontuação são realmente as que você tem mais satisfação?

As perguntas mais importantes são:

Você está satisfeito com a sua roda da vida???

O que realmente importa para você??

Um grande abraço

Joseana Pereira

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentários
to “O que é realmente importante para você??”
  1. Silvana disse:

    Adorei a proposta! Já tinha feito antes esse exercício, mas vou fazer de novo. Beijos

  2. Renata Freire disse:

    Joseana,
    Adorei esse momento de reflexao, como tambem sou capricorneana tenho que ver algo que me prove ou sustente aquilo que precisamos naquele momento ou ideias, por isso somos tao questionadores e exigentes. Na verdade a resposta E’ quase sempre tao obvia que duvidamos dela. A Roda da Vida FAZ isso conosco na maioria das vezes…
    Um beijo e parabens ao salada corporativa!
    Acredite , Estou viciada em ler algo o site antes de dormir e a forma com que os textos sao colocados nos fazem participar com voces de cada situacao postada.

    • Joseana disse:

      Olá Renata, ficamos muito felizes com mensagens como a sua. Escrevemos com muito carinho e intensidade sobre o que aceditamos e gostamos.

      Que bom que nos acompanha!!! Será muito bem vinda sempre!
      Um beijo

      Joseana

  3. Joseana disse:

    Olá Silvaana,

    divirta-se!!!

    BJo

  4. Tathiana disse:

    Parabéns pela iniciativa da reflexão e em dividir detalhadamente “a roda da vida”.
    Desde que realizei esta analise penso muito nos resultados obtidos e como “melhora-los”.
    “melhora-los?” esta analise e bem interessante, pq e uma analise muito pessoal e com certeza com interferência do meio em que fazemos parte.
    Mais uma vez Parabens por suas contribuições e hoje mesmo pegarei minha “roda da vida” para rever meus resultados.
    Beijo
    Tathi

  5. Joseana disse:

    Olá Tathi, obrigada pelo feeback . Fico muito feliz em saber que pude contribuir de alguma forma para sua reflexão.

    Continuo disponível para o que precisar.

    Um grande beijo

    Joseana

  6. Flávia disse:

    Que orgulho eu sinto em ser sua amiga!!!!!
    Bjs

Trackbacks
Veja o que os outros estão falando...
  1. [...] tema propósito já foi abordado aqui tanto por mim nos posts   o  que é realmente importante para você quando cito o exercício Roda da Vida e no post Mulheres e Protagonismo que explico como fazer o [...]



Comentar

*

TV Salada

Wark, artista plástico da Rocinha, fala sobre participação na Cow Parade

Wark, artista plástico da Rocinha, fala sobre participação na Cow Parade

Acesse a TV Salada no YouTube: Entrevistas, Eventos e Dicas de Lazer como você nunca viu!