MBA – o que considerar para investir : SaladaCorporativa – Blog sobre gestão de carreira, coaching, empreendedorismo e lazer
A+ | A-

MBA – o que considerar para investir

Conquiste sua vaga de Trainee

Recentemente, ao atender um jovem executivo durante um processo de Coaching de carreira, o assunto MBA foi o tema central de nossa conversa por um bom tempo. Conversamos sobre várias questões que ao meu ver são dúvidas de vários profissionais hoje em dia.

A sessão com esse profissional inspirou esse post que será publicado em duas partes.

Vale a pena fazer um MBA?

Que tipo de MBA?

Em que fase da vida profissional e pessoal?

MBA no Brasil ou no exterior?

Como assegurar o retorno desse investimento?

Qual o prazo de retorno desse investimento?

Podemos e devemos ampliar a reflexão sobre essas questões para qualquer investimento em educação que se decida fazer: uma pós-graduação, mestrado e outros ok?

Lá vou eu citar minha mãe de novo… Mas passei minha vida escutando que a melhor herança que ela podia me deixar eram os “estudos”.

Eu concordo plenamente com ela: Educação é sempre um investimento com retorno garantido no curto, médio e longos prazos.

Como assim? Como qualquer investimento devemos avaliar o quanto queremos e podemos investir, qual o risco podemos assumir e no meu ponto de vista ,o principal: a intenção que se tem com esse investimento.

Alto lá!  Mas eu não começei o post falando de Coaching de carreira?  Sim e continuo agora com algumas dicas de como avaliar um investimento em educação e algumas reflexões para gestão de sua carreira.

Vale a pena fazer um MBA?

Sim, vale desde que esteja alinhado com seu planejamento de carreira e de vida. Você investirá um valor considerável do seu tempo e dinheiro para estudar. Por isso precisa considerar se poderá dedicar tempo e energia o suficiente para aproveitar tudo o que o curso poderá lhe oferecer: conhecimento, formação e ampliação de rede de relacionamento.

Que tipo de MBA?

Repito o “mantra” (risos): qual o seu objetivo profissional?

Você pretende se especializar mais em um tema/área?  Se sim, talvez seja melhor escolher um curso direcionado a essa área de interesse. Óbvio? Sim, mas nesse caso pesquise bastante quais as instituições que oferecem o curso e busque com amigos, conhecidos que já estudaram lá, realmente como o curso funciona, o nível dos professores e o perfil dos alunos.

Porém, se você  quer ampliar sua visão de negócios, conhecer áreas correlatas à sua ou pretende mudar de área no futuro, talvez seja interessante considerar um curso mais genérico para ajudá-lo  a ampliar sua visão e área de especialização, assim com, começar a ampliar sua rede de relacionamento nessa nova área.
Você sabia que a maioria das recolocações são feitas través da rede de relacionamento?  Pois é, esse tema precisa ser bem aproveitado em qualquer curso que fizer.

Leia mais sobre a importância da rede no post  O Poder do Networking,  publicados no Salada.

Em que fase da vida profissional e pessoal?

Sinto ser repetitiva, ok? Mas volto a enfatizar a importância de se ter um planejamento (nem que seja mínimo) para sua vida profissional e pessoal. Com isso, você terá condições de avaliar em que momento o curso poderá lhe trazer mais benefícios.

Por exemplo: acabou de ser promovido ou mudou de empresa. Essas situações geralmente trazem bastante desafios para se entender a nova área ou novo negócio, “mostrar” resultados rápidos e sustentáveis, etc. Nesse caso, não seria melhor considerar iniciar um curso mais tarde? Depois de uns quatro, seis meses?   Dessa forma você conseguiria manter total atenção no novo desafio e ao mesmo tempo confirmar seu interesse no curso ou direcionar seu aprendizado para algo relacionado da nova empresa ou área.

Leia no próximo post as dicas para as questões: MBA no Brasil ou no exterior? Como assegurar o retorno desse investimento? Qual o prazo de retorno desse investimento?


Até lá!

Joseana Pereira

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentar

*

TV Salada

Entrevista com Accioly Lopes - Parte 3 - Salada Corporativa

Entrevista com Accioly Lopes - Parte 3 - Salada Corporativa

Acesse a TV Salada no YouTube: Entrevistas, Eventos e Dicas de Lazer como você nunca viu!