Está prestes a explodir? Click Coaching : SaladaCorporativa – Blog sobre gestão de carreira, coaching, empreendedorismo e lazer
A+ | A-

Está prestes a explodir? Click Coaching

Conquiste sua vaga de Trainee

COACH ON LINE: Tem horas que acho que vou explodir!

Esse post foi inspirado num email recebido de um leitor muito aborrecido no ambiente de trabalho…

Quantas vezes você se sentiu assim? Prestes a explodir com o atendente da central de atendimento que não conseguiu resolver seu problema, com o marido/esposa que não atendeu de prontidão quando você ligou, com o colaborador de sua equipe que não apresentou o projeto do jeito que você imaginava,  com aquele “par” que tem sempre aquele “jeitão” de sabe-tudo”. Ah, e o chefe? Quantas vezes deu vontade de poder  “piscar” os olhos e fazê-lo desaparecer?

Ah, vale lembrar das pessoas que apesar de não explodirem visivelmente,  fazem “caras e bocas” para parecerem controlados, mas se pudéssemos vê-los sem a “máscara”, a imagem seria exatamente a mesma da imagem acima. Lembrou de alguém, né?

Exagerei? Não é sempre assim?  Que bom que você  faz parte do grupo de pessoas que consegue se superar frequentemente e fazer escolhas de maior equilíbrio e  viver harmoniosamente o máximo de tempo possível.

Como escolhas? É possível escolher?  Sim, acredito sinceramente que podemos escolher como lidar com as situações que nos aborrecem diariamente. Não é fácil, mas vale a pena tentar chegar ao final de um dia  com sua “conta bancária” emocional com saldo positivo.

Algumas questões para refletir que podem ajudar nessas situações:

  • Com qual  frequência  você se sente assim?  Você se aborrece com frequência maior do que costumava? O que aconteceu que lhe deixou mais irritadiço?
  • Lembre-se das situações que lhe aborrecem  ou que lhe “fisgam” com maior facilidade.  O que elas têm em comum?  O que realmente lhe incomoda nessas situações?

Depois da explosão pode vir sentimento de alívio, mas também podem vir culpa,  sensação de fracasso por não ter conseguido se controlar, de ter sido injusto etc.

  • É isso que você realmente deseja?  Qual o custo emocional de não conseguir se controlar e explodir?
  • Continua valendo a pena reagir da forma que tem feito até agora?

Para evitar as “ressacas” pós-explosões, que tal experimentar fazer diferente na próxima vez que perceber que está prestes a explodir?

  • O que você pode ganhar ao mudar a forma como tem reagido até agora?
  • Como você pode mudar essa situação? Qual seria a melhor forma de lidar com essa ela?
  • O que lhe impede de agir assim na próxima vez?

Lembre-se que os atendentes de central de atendimento continuarão a não resolver todos os problemas como gostaríamos, nossos maridos/esposas a não nos atender de imediato, nossos colaboradores a não adivinhar nossas expectativas, alguns pares continuarão a achar que sabem de tudo… E os chefes,  ah os chefes…

Não esqueça que você é chefe ou pode querer ser um dia. Como você gostaria que seus subordinados falassem de você hoje ou quando você tiver equipe?

Mais importante do que o outro pensa sobre você, é como você pode se sentir na próxima vez que conseguir os mesmos resultados, porém sem se aborrecer, sem se desgastar tanto. Que lhe parece?

Pense nisso…

Boa semana!

Joseana Pereira

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentários
to “Está prestes a explodir? Click Coaching”
Trackbacks
Veja o que os outros estão falando...
  1. [...] Nossa, são tantos os personagens que conseguem nos fisgar e em algumas situações nos tirar do sério! Comento sobre esse tema e levanto algumas questões de como lidar com isso no post Está Prestes a Explodir? Click Coaching [...]



Comentar

*