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Branding e marketing: estratégicas para manter sua marca no mercado com sucesso

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Hoje aconteceu mais uma edição do e-Talks Endeavor, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O tema desta vez foi voltado para marca e marketing.

Abrindo o assunto, Ana Couto, da Ana Couto Branding explicou que o Brading é como um exercício físico, um trabalho diário e ainda mais fundamental em tempos de mudança como aquisições, lançamento de produtos, entrada em novos mercados, mudança de posicionamento etc. “Branding é um verbo no presente contínuo e uma gestão de marca contínua traz longevidade”, disse. É importante olhar o posicionamento e respeitar as novas demandas.

Além disso, Ana apontou 4 grandes critérios para o sucesso de uma marca:
- Diferenciação: ter um ponto de vista singular, único e atraente.
- Relevância: proposta de valor que gere identificação, que inspire. Ex: Nike. A marca patrocina atleta e utiliza a frase: Nike, em todo corpo tem um atleta, inspirando que os consumidores pratiquem exercício físico.
- Propriedade: ser verdadeiro e construir um universo associativo. Transformar design estratégico em valor, por meio da construção de um universo proprietário.
- Consistência: marca como grande integrador e multiplicador da proposta de valor. As marcas consistentes comunicam-se com seus públicos da mesma forma.

Logo depois, Roberto Kanter, economista, empreendedor e professor de marketing da FGV,começou sua apresentação afirmando que as empresas estão cobrando o empreendedorismo corporativo e que o marketing hoje é mais estratégico e integrado e faz interlocuções entre as áreas da empresa.

Para Roberto, o primeiro grande ativo intangível de uma empresa é a marca. Em seguida, Roberto lançou a seguinte questão: “Inovações e ideias também são intangíveis e trazem resultados, mas como medi-los?”. Esses ativos são difíceis de medir, mas possuem uma boa alternativa: a internet.

De acordo com Roberto, a internet tem diversas ferramentas gratuitas que ajudam a mostrar métricas e saber como os consumidores estão encontrando o site da sua empresa, como o Google Analytics e o Facebook (pela Fanpage). “Existe ainda uma ferramenta gratuita chamada Survey Monkey, que permite que você monte uma pesquisa com até 10 perguntas para enviar para seus clientes”, disse Roberto.

Mas se essas ferramentas são disponíveis para todos, como se diferenciar no mercado? “A saída para isso é o fator emocional. A maioria das decisões de compra de um cliente são geradas pelo lado emocional. Então, encante seu cliente”, afirmou Roberto.

O conteúdo do evento foi bastante relevante e o vídeo ficará disponível no site da Endeavor daqui a 2 semanas. Fique atento aos e-Talks que divulgamos. Eles são gratuitos e trazem nomes de relevância no mercado para compartilhar suas experiências!

Nos vemos nos próximos! =)

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