A+ | A-

Mais pérolas sobre processo seletivo – parte 2

Conquiste sua vaga de Trainee

Por Joseana Pereira

Dando continuidade ao post de ontem sobre as pérolas que escuto dos internautas e conhecidos a respeito de processo seletivo (clique aqui para ler o que escrevi sobre o que os candidatos falam sobre as empresas), hoje vou repassar o que escuto por parte das empresas em relação aos candidatos.

Cena 1)
Entrevista marcada e confirmada com o candidato. Cena seguinte: candidato não vai, não avisa que não poderá comparecer à entrevista e não dá retorno.

Cena 2)
Candidato aceita a proposta de trabalho e na véspera de iniciar, volta a negociar a proposta salarial alegando que o mercado está aquecido.

Cena 3)
Candidato aceita a proposta de trabalho, mas desaparece para continuar a contratação e não dá nenhum retorno.

Ficam algumas recomendações para os candidatos:

1) Retorne os emails e ligações assim que puder.
2) Antes de dizer não,  não fique preso inicialmente à títulos e nomes de cargos. Escute, entenda melhor a proposta que está sendo feita para só então agradecer o contato e optar por não avançar no processo seletivo. Exemplo: o escopo de um gerente pode variar enormemente entre empresas como nível de autonomia, poder de decisão e influência, número de subordinados, responsabilidade por orçamento etc.
3) Prepare-se efetivamente para as entrevistas, pesquisando o máximo possível sobre a empresa: seu propósito e ou visão,  cultura, valores, estrutura, resultados financeiros, tendências do segmento dessa empresa etc. Busque informações na internet e na sua rede de relacionamento.
3) Acorde com o selecionador ou gestor sobre como serão as etapas do processo. Por exemplo: pergunte e combine qual a melhor forma de você entrar em contato, se você poderá ligar ou mandar email para saber do andamento do processo.

Certamente ainda temos muitas oportunidades de melhoria nos processos seletivos, mas que tal olharmos o vídeo que publiquei ontem e publico de novo aqui embaixo, do Murilo Gun e Fernando Muylaert, como uma sátira que é rirmos de nós mesmos e nos comprometer a fazer diferente a parte que nos compete?

Um abraço,

Joseana Pereira

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentar

*

TV Salada

Noel Giacomitt, do DEST: diferenças de cargos e salários em empresas públicas e privadas

Noel Giacomitt, do DEST: diferenças de cargos e salários em empresas públicas e privadas

Acesse a TV Salada no YouTube: Entrevistas, Eventos e Dicas de Lazer como você nunca viu!