Qual o seu conceito de trabalho? : SaladaCorporativa – Serviços de coaching, aconselhamento e transição de carreira.
A+ | A-

Qual o seu conceito de trabalho?

A palavra “trabalho” tem sua origem na palavra latina “tripalium” – denominação de um instrumento de tortura utilizado para punir os escravos que não desempenhavam corretamente suas obrigações.A escravidão foi, por muito tempo, considerada como a forma natural e mais adequada de relação laboral, até chegar ao conceito que conhecemos hoje…

É fato que a forma como nos relacionamos com o trabalho tem sofrido grandes mudanças com o passar do tempo.  São muitos e diferentes os fatores que têm contribuído para essas alterações, como:

– A valorização do trabalho “imaterial”,
– O surgimento de novas profissões e o desaparecimento de outras, anteriormente valorizadas,
– Sua importância e impacto nas relações sociais e culturais,
– Os impactos das novas tecnologias,
– As novas formas de organização da produção,
– A flexibilização das relações de trabalho
– etc.

Diante de tantas mudanças, pergunto: qual o SEU conceito de trabalho? Essa é uma fascinante pergunta que precisamos saber responder, antes de mais nada, para nós mesmos.Quando não paramos para refletir sobre o que “trabalhar” realmente significa para nós, enfrentamos imensa dificuldade em reconhecer valor no que fazemos, em alcançar satisfação pessoal por meio do que fazemos.

Sabemos que a construção da nossa carreira está cada vez mais sob nossa responsabilidade e que a busca e a escolha dos sucessivos passos que compõem nossa trajetória profissional são iniciativas que devemos tomar, diante de um cenário de negócios complexo, dinâmico e diverso.

As inúmeras alternativas de profissões, ocupações, vínculos trabalhistas, formas de reconhecimento e recompensa, meios para execução das atividades etc. nos remetem à necessidade de repensar nosso conceito de trabalho e, também, aumentam a dificuldade de fazê-lo.

Para os profissionais que já entenderam as novas regras desse jogo, esse é um “instigante” problema. Para os que ainda acreditam que não devem começar a jogá-lo, representa um problema “insolúvel”. Para esses, os outros são sempre os culpados por não serem reconhecidos e por não estarem satisfeitos por trabalharem com aquilo que não se orgulham.

Para começar a jogar, o primeiro passo é construir suas respostas para perguntas como: Por que você trabalha? Que tipos de atividade o motivam? Quais papéis você gostaria de desempenhar? Que quantidade de horas você desejaria dedicar ao trabalho remunerado? E ao não remunerado? Que legado a continuidade dessa atuação vai te permitir deixar? Como o faz sentir? Que obstáculos percebe?

Lógico que é muito difícil gerenciarmos nossa relação com o trabalho, principalmente porque são muitas as variáveis envolvidas e, muitas delas, não estão sob nossa gestão. Porém, tomarmos as rédeas desse processo é o caminho menos doloroso para endereçar a questão.

O coaching pode ajudar. Por meio desse processo, aprendemos a nos colocar à frente das nossas escolhas, a refletir como estamos agindo, como estamos sendo percebidos pelo outro, o que buscamos, nossa visão de futuro, quais comportamentos desejamos mudar e como nos beneficiamos com essa mudança. Aprendemos a conjugar nossa vida profissional na primeira pessoa.

A definição de trabalho vai continuar sofrendo mudanças, mas é fato que essa atividade com o significado que atribuímos a ela, sempre vai desempenhar um importante papel nas nossas vidas.

Aproveitando o dia de hoje, convido-o a refletir sobre a importância do trabalho na sua vida e sobre o seu conceito de trabalho…

Boa reflexão!

Print Friendly
Facebook Twitter Plusone Linkedin Email
Comentar

*

TV Salada

No items
whatsapp for pc free xbox live codes free psn codes horoskopi ditor elliptical machine igrice